Links de Acesso

São pagos em dólares mas bancos só entregam Kwanzas


Kwanzas angolanos
Kwanzas angolanos

Trabalhadores pagos em divisa estrangeira acusam bancos de fraude

Trabalhadores angolanos que recebem os seus salários em dólares acusam os bancos de os defraudarem ao recusarem levantamentos das suas contas nessa moeda.

Pagos em dólares mas bancos entregam Kwanzas -2:49
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00
Faça o Download

Apesar dos salários serem depositados em dólares, os bancos só efectuam pagamentos em kwanzas, o que segundo os trabalhadores prejudica as suas contas porque o câmbio dos bancos nada tem a ver com a realidade.

A nota de cem dólares está cotada no mercado oficial a 17.000 kwanzas enquanto no mercado informal vulgo kinguilas uma nota de cem dólares está a ser comprada a 60.000 kwanzas.

''Sou funcionário de uma empresa petrolífera estrangeira, a transferência do salário é em dólares, a minha conta é em dólares mas o banco diz que só me pagam kwanzas neste câmbio baixíssimo” disse um trabalhador de uma empresa petrolífera que preferiu não ser identificado.

“Eu tenho que mandar dinheiro para meu irmão que está no exterior e agora tenho que ir comprar dólares na rua acima do cambio do banco, é muito transtorno'', acrescentou.

Mesmo organizações como a ONG SOS Habitat enfrentam problemas com a recusa dos bancos em pagar dólares.

Rafael Morais é coordenador da SOS-HABITAT que “mesmo com os documentos todos estamos há dois meses sem salário e com as actividades todas paradas''.

Morais disse que às vezes se assiste a situações caricatas afirmando que num outro banco lhe disseram que para abrir uma conta em dólares tinha depositar 200 dólares.

“Vou a uma casa de câmbio comprar os tais 200 dólares ou euros e exigem um comprovativo de viajem”, disse.

“Como é que eu vou conseguir abrir a conta, o meu salário transferido do exterior é em dolares, para abrir a conta precisa de dólar, mas comprar dólar precisa de comprovativo de viagem”, disse.

XS
SM
MD
LG