Links de Acesso

Divulgadas imagens de pagamentos da Austrália a traficantes


A polícia indonésia divulgou fotografias de alegados pagamentos de mais de 30.000 dólares pelas autoridades australianas a tripulantes de um barco com imigrantes para que regressassem ao país asiático.

As imagens, disponibilizadas à televisão ABC, mostram o dinheiro que receberam os seis tripulantes e as embarcações que lhes foram facilitadas para regressarem à Indonésia com os imigrantes.

O pagamento foi realizado por um agente paisana que viajava a bordo do HMAS Wollongong da marinha australiana, depois da embarcação com os imigrantes ter sido considerada insegura, segundo o diário The Australian. De acordo com o relato de um subchefe da polícia indonésia, Ronalzie Agus, à ABC, o barco com 65 imigrantes a bordo partiu da ilha de Java e foi intercetado sem combustível nas águas de Timor-Leste, onde os refugiados foram transferidos para outras embarcações em que foram devolvidos à Indonésia.

Os acontecimentos foram revelados pelo capitão e pela tripulação do barco e outras seis testemunhas, depois de serem interrogados pela polícia indonésia e confirmados pelos passageiros em entrevistas à agência da ONU para os refugiados.

XS
SM
MD
LG