Links de Acesso

VOA Direct Packages

Dívidas sufocam trabalhadores em Benguela


 Benguela
Benguela

Estudo revela que salários de funcionários públicos estão diluídos em dívidas.

Um estudo do Sindicato da Saúde, Administração Pública e Serviços de Benguela, elaborado mediante um inquérito a 235 filiados, mostra que grande parte dos salários acaba em dívidas e despesas na alimentação e transporte.

Os resultados, apresentados na manhã desta quinta-feira, 28, dizem que a inflação roubou entre 50 e 60 por cento dos seus salários, razão pela qual muitos trabalhadores foram obrigados a abdicar da formação académica.

Em reacção, a Unita aproveita a ocasião para vincar a sua posição quanto à necessidade de investimentos no sector social.

Estudo mostra queda de salarios de funcionarios em Benguela - 2:17
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00
Faça o Download

Realizado entre Janeiro e Março, período em que a inflação disparou em 9 por cento, superando as previsões do FMI, o estudo refere que muitos filiados chegam a contrair dívidas acima dos seus ordenados.

Os inquiridos são sobretudo funcionários das Administrações Municipais e de hospitais, com salários entre 18 mil e 80 mil kwanzas, correspondentes a 40 e 180 dólares norte-americanos, respectivamente.

Com o preço dos principais produtos a triplicar, desafiando a fraca produção interna e a falta de divisas, ninguém consegue conservar o salário real.

Na apresentação dos resultados, o sociólogo Narciso Sakata indicou que a situação é tão crítica para uma realidade sem focos de contestação.

“É curioso que ninguém tenha respondido que não contrai dívidas. Cinquenta e nove por cento dos filiados contraem dívidas entre 10 mil e 20 mil Kwanzas, em muitos casos 80 por cento do que auferem’’, sustenta Sakata, realçando que os mesmos gastam dois salários em um mês.

O especialista acrescenta que o capítulo da alimentação ajuda a perceber o drama na Administração Pública, Saúde e Serviços

“As pessoas gastam muito dinheiro, quase o salário todo, só na alimentação. Falamos em 60 a 70 por cento dos seus ordenados, sendo que uma outra parte, também considerável, fica nos transportes’’, frisa aquele sociólgo.

Um dos convidados, o deputado Alberto Ngalanela, secretário provincial da Unita, aproveitou o estudo para lembrar a necessidade de eleições autárquicas e de investimentos na área social.

Ngalanela disse que pagava o necessário para ver os custos com a saúde inseridos neste relatório.

“O estudo devia também falar dos custos com a assistência médica e medicamentosa, uma vez que os preços dos medicamentos estão em alta. Tudo isto afecta mais ainda a qualidade de vida das populações”, concluiu Ngalanela.

Apesar de convidado, o MPLA não se fez presente da cerimónia de apresentação do estudo na União dos Sindicatos.

O inquérito decorreu em sete dos 10 municípios da província, que congregam os mais de 15 mil filiados.

Muitos funcionários sugeriram reajustes salariais entre 50 a 80 por cento.

Este estudo servirá de base para um caderno reivindicado que terá como destinatário o Governo provincial.

XS
SM
MD
LG