Links de Acesso

Lunda Norte : A Polícia diz que as vitimas são apenas 12


Manifestação no Cafunfo
Manifestação no Cafunfo
Duas listas divergem em relação o número de mortos na Lunda Norte. A Polícia diz que são apenas 12, enquanto, as autoridades tradicionais, os activistas cívicos, os partidos políticos e as entidades eclesiásticas falam em 36 mulheres mortas naquele município.

O Comandante Municipal entrevistado pela Voz da América disse que apenas uma senhora teriam sido retirados os órgãos genitais e uma outra que sofre uma lesão ligeira.

please wait

No media source currently available

0:00 0:04:02 0:00
Faça o Download

Qual é a finalidade dos órgãos genitais das senhoras que são encontradas mortas maioritariamente quando vem das lavras?

Segundo o Superintendente Caetano Cando, Comandante Municipal do Cuango que coordena a missão operativa para a busca da verdade sobre o que se passa na região diamantífera da Lunda Norte, com as mortes das senhoras, o único caso que foi retirado os órgãos genitais foi o que tem como autor José Alfredo Calufelo, mais conhecido por José Caule, com a vítima sua esposa Napassa Sawica, que terá confessado ter sido mandado pelo comerciante de diamante Carlos Joy Fernando Paixão, mais conhecido por “Boss Joy”, para fortalecer a obtenção da pedra preciosa que começa a se tornar cada vez mais escassa.


Se as Autoridades Tradicionais, os Membros da Sociedade Civil e as Entidades Eclesiásticas falam em 36 mulheres mortas, o Comandante local, Caetano Cando diz terem-se registado apenas 12 casos, em que cinco já são conhecidos os autores, e sete com autores desconhecidos.

O Comandante disse ainda que cabe à procuradoria interrogar, e que a polícia apenas prende, afirmando ainda que em relação ao empresário Carlos Joy Fernando Paixão que é maior suspeita, é acusado de ter subornado a justiça local, o caso é da competência da Procuradoria.

Em relação ao processo que Eduardo Kuangana ameaçou abrir contra as autoridades que prenderam o Secretário Regional do seu partido naquela circunscrição, Comandante Caetano afirmou que o líder dos renovadores terá sido enganado pelos relatórios recebidos em Luanda.
XS
SM
MD
LG