Links de Acesso

"Da Ditadura à Democracia” - o livro que levou à prisão dos activistas em Luanda


Gene Sharp "Da Ditadura à Democracia"
Gene Sharp "Da Ditadura à Democracia"

"O meu livro não defende golpes de Estado"

Gene Sharp nunca pensou que o seu livro levasse alguém para a prisão
Até há cerca de 20 dias pode nunca ter ouvido falar do nome do autor de "Da Ditadura à Democracia”, ou tão pouco da obra.

Mas depois dos acontecimentos de 20 de Junho, ocorridos em Luanda, esse é um nome e um livro que deverá suscitar curiosidade em muitos de nós.
Esse era um dos livros que o grupo de activistas lia na sua reunião, quando foi surpreendido pela polícia em Luanda.

O livro compila 198 métodos de acção não-violenta para combater regimes ditatoriais.

Gene Sharp ficou surpreendido ao saber que um dos argumentos para a detenção dos activistas foi estarem em posse do seu livro: "O meu livro não tem mesmo nada a ver com golpes de Estado é uma obra sobre formas pacíficas de mudança", disse em entrevista ao site Rede Angola, acrescentando que o seu livro "só é subversivo para as pessoas que defendem ditaduras”.

Na mesma entrevista reiterou a sua posição contra o uso da violência para derrubar ditaduras: "Porque as ditaduras têm à sua disposição todos os meios para exercer a violência. Têm todas as armas, todas as bombas, todos os meios de tortura, todas as prisões. Por que razão vamos escolher as armas do inimigo? Não faz qualquer sentido".

E deixou um apelo aos activistas angolanos detidos: "Usem a cabeça e pensam cuidadosamente no que vão fazer a seguir".

O livro "Da Ditadura à Democracia” é uma ferramenta que ajuda as pessoas a pensarem por si, explica na mesma entrevista, acrescentando que a existência de opiniões própria “aterroriza os ditadores”.

Gene, também conhecido como o “pai das revoluções pacíficas" publicou este livro em 1993, com o objectivo de ajudar os seus amigos birmaneses, mas desde então tem sido usado por vários movimentos em diversos países. Está traduzido em 34 línguas.

XS
SM
MD
LG