Links de Acesso

Dirigentes provinciais da UNITA reúnem-se em Benguela

  • Teodoro Albano

Represenntantes de oito províncias do centro e sul vão discutir actuação este ano e autárquicas

Dirigentes da UNITA das províncias do centro e sul de Angola vão reunir-se Sábado em Benguela para discutir estratégias de actuação nesta região do país.




O encontro que acontece como consequência de uma das resoluções da terceira reunião ordinária da comissão política do partido, visa a concertação e a troca de experiências bem como a definição de estratégias de actuação do partido nesta região do país.

Segundo a secretária da UNITA na Huíla, Amélia Judite, a preparação do partido para as eleições autárquicas deve ser um dos pontos a levar ao fórum dado o peso eleitoral da região no contexto do país.

Amélia Judite

Amélia Judite

“ A região centro e sul representa 39 por cento de eleitores, então os eleitores destas províncias têm de ter uma postura de concertação,” disse Judite que sublinhou a importância de se começar a preparar o eleitorado e o próprio partido para a possibilidade de eleições autárquicas.

“Esta modalidade de autarquias no nosso país é algo de novo, por isso, tanto os dirigidos como os dirigentes precisam de compenetrar-se cada vez mais neste tipo de modalidade para pelo menos os eleitores poderem compreender a necessidade destas eleições e também os benefícios que elas têm,” disse.

A definição concreta das fronteiras interprovinciais, sobretudo, em caso de necessidade de actuação perante determinado problema, é um dos assuntos a concertar no fórum.

“ Nesta concertação é preciso então, termos um princípio que poderá nos orientar daqui em diante como poderemos acertar questões que decorram nomeadamente dentro das nossas fronteiras, não só questões de intolerância, pode haver também algumas situações que podem ficar no jogo de empurros, então é preciso que os dirigentes façam este acerto no sentido de que, sempre que decorra uma situação nas nossas fronteiras possamos agir imediatamente e podemos dar as respostas eficazes,” disse Judite

O fórum regional de Benguela irá juntar representantes do Galo Negro do Bié, Huambo, Kwanza-Sul, Cunene, Cuando-Cubango, Huíla, Namibe e da província anfitriã, Benguela

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG