Links de Acesso

PRS diz que vai levar a tribunal comandantes da polícia


Eduardo Kuangana, líder do PRS
Eduardo Kuangana, líder do PRS

Prisão de um seu dirigente no Cafunfo revolta líder partidário

O Partido da Renovação Social diz que vai levar vários comandantes da polícia a tribunal na sequência da prisão de um seu dirigente na cidade do Cafunfo.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:32 0:00
Faça o Download


O Presidente do PRS, Eduardo Kuangana, disse á Voz da América que o seu partido vai levar a tribunal três oficias superiores incluindo o Comandante geral por estarem ligados na detenção ilegal do seu secretário regional Domingos Camone.

Camone foi preso depois de uma manifestação de vários milhares de mulheres naquela cidade em protesto contra o que dizem ser a passividade da polícia perante uma onda de brutais assassinatos de mulheres camponesas. As mulheres assassinadas foram submetidas a mutilações dos seus órgãos genitais e muitas vezes foram também violadas.

Kuanganda disse que entre os oficiais que tenciona levar a tribunal conta-se o Comandante Geral da Polícia Nacional Comissario-chefe Ambrósio de Lemos por ter orientado a detenção do secretário do PRS na região das Lundas, a ameaça é do Eduardo Kuangana Presidente daquela formação política.

A Voz da América contactou Ambrósio de Lemos que sem agravar entrevista minimizou a intenção daquele dirigente político.

Segundo Eduardo Kuangana além do Comandante Geral da Polícia Nacional, serão também processados judicialmente o comandante municipal do Cuango e o Comandante Provincial da Lunda Norte.

“Nós estamos a constituir um processo e vamos levar às barras do tribunal o comandante municipal do Cuango, Comandante Provincial da Lunda Norte e Comandante Gera,l” disse.

Kuangana disse que não poder haver dúvidas de que o comandante nacional sabia das acções da polícia no Cafunfo “porque se não sabe é porque não controla a sua tropa” acrescentou.

Kuangana disse ainda que para a soltura do Secretário Regional do PRS, foi solicitada uma caução de 2 mil dólares.

“Pediram a caução para quê não sei,” disse.

“Primeiro disseram que seriam 3 mil dólares depois disseram que são 2 mil dólares mas nós já mandamos este dinheiro” acrescentou.
XS
SM
MD
LG