Links de Acesso

Direitos humanos em África estão a melhorar

  • Redacção VOA
  • Coque Mukuta

Livro com artigos de diversos africanos é lançado em Luanda

A situação dos direitos humanos em África está a melhorar apesar de haver ainda muitos problemas, disse Domingos da Cruz, coordenador do livro “Africa e os direitos humanos” a ser lançado em Luanda na terça –feira.



“ O livro não conclui se estamos bem ou mal, mas faz uma análise equilibrada sobre o continente, identificando as suas insuficiências e os seus problemas mas dizendo também que temos aspectos positivos”, disse Domingos da Cruz.

O coordenador do livro disse a este propósito que a Namiba “é um modelo no âmbito da liberdade de expressão e de imprensa” e mencionou o Botswana e Cabo Verde como outros exemplos de países de grande respeito pelas liberdades individuais e pelos direitos humanos.

“ Do ponto de vista quantitativo ainda há muitos males e poucos avanços, mas efectivamente há avanços”, disse. Angola Domingos da Cruz

Angola Domingos da Cruz

O livro contém artigos de personalidades de diversos países africanos como Nigéria, Quénia e África do Sul, cada uma abordando uma especificidade dos direitos humanos nos seus respectivos países.

Na Namíbia, por exemplo, aborda-se a questão “ dos direitos fundiários” e na Nigéria “ a problemática da justiça”.

Vários angolanos debruçam-se sobre questões como o direito ao trabalho e também “a informação e a sua importância a par ao desenvolvimento e os perigos dos media”, disse.

“Nós, os angolanos, sabemos bem o quanto a media representa do ponto de vista do mal para a realidade das sociedades”, concluiu Domingos da Cruz.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG