Links de Acesso

Diplomatas da CEDEAO em Bissau para avaliar crise


Turkish riot police use a water cannon to disperse demonstrators as they protest the death of a Kurdish inmate, in Diyarbakir.
Turkish riot police use a water cannon to disperse demonstrators as they protest the death of a Kurdish inmate, in Diyarbakir.

Encontram-se em Bissau três chefes das diplomacias dos países da Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para encontros com PAIGC e PRS, a fim de se chegar a uma solução para o impasse político no país.

Diplomatas da CEDEAO em Bissau para avaliar crise
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:18 0:00

A delegação, que integra também o presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain de Sousa, está a desdobrar-se em contactos com diferentes actores políticos guineenses.

Os principais protagonistas políticos, de momento, PAIGC e PRS fazem parte da agenda do encontro com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Guiné Conakry, Togo e Libéria. As audiências que decorrem na representação das Nações Unidas na Guiné-Bissau, visam auscultar diferentes abordagens e opiniões sobre a saída do impasse político reinante. A missão deve reunir-se ainda com o Presidente da República, José Mário Vaz, o Presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, e também o Chefe do actual Governo, Baciro Djá.

Na manhã desta Terça-feira, 6, esteve reunida com o Chefe da Diplomacia guineense, Soares Sambú.

Os encontros estão a ser dominados pela crise em presença e aflorar possíveis pontos de convergência que permitam ultrapassar o braço de ferro, opondo o Chefe de Estado, José Mário Vaz, PRS, os 15 partidos políticos expulsos do partido libertador, de um lado, e o PAIGC e Assembleia Nacional Popular, do outro.

Sabe-se, entretanto, que a presença desta delegação diplomática na Guiné-Bissau, visa preparar a vinda de uma missão de mais alto nível da CEDEAO, composta pelos Chefes de Estado do Togo, Guiné Conakry e Serra-leoa. Trata-se de uma das decisões da 49ª cimeira de Chefes de Estado da comunidade, realizada em Dakar.

É mais um esforço da CEDEAO para superar as divergências políticas que se arrastam há mais de um ano, desde a demissão do Primeiro Governo do PAIGC por parte do Presidente da República, José Mário Vaz.

XS
SM
MD
LG