Links de Acesso

Diário de um sargento


Capa do livro "Diario de um Sargento" (Adriano Parreira)
Capa do livro "Diario de um Sargento" (Adriano Parreira)

Memórias encontradas em Paris dão luz sobre Angola no final do século 19

O diário de um sargento do exército colonial em Angola no final do século 19 acaba de ser publicado em Lisboa, oferecendo uma visão rara de Angola e do exército nos anos de 1890.

O diário foi oferecido ao historiador Adriano Parreira por um bisneto do Sargento António Mascarenhas de Araújo, que depois de ter estado envolvido numa rebelião em Moçambique foi “degradado” para o sul de Angola onde escreveu o seu diário.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:36 0:00
Faça o Download

Parreira, antigo embaixador de Angola em Genebra, descreveu o diário de “fascinante” pelas suas descrições não só pela geografia e do exército e sociedade colonial, mas também pelos detalhes da flora e fauna na zona que hoje é Lubango e Namibe entre 1896 e 1898.

“É uma história fantástica de um individuo único,” disse o Dr. Parreira afirmando que o diário narra “na intimidade a colónia portuguesa, mas sobretudo a colónia portuguesa militar no sul de Angola no seu estado psicológico” e também “questões sociológicas”.

“Também no aspecto histórico tem uma importância fundamental por ser de um rigor absoluto,” disse afirmando que o diário dá também pormenores significativos numa área da flora e da fauna”, continuou.

O diário teve que ser transcrito devido ao uso diferente da língua e gramática embora a preocupação do historiador tenha a sido ! a de o manter tão integro quanto possível”.

“Diário de um Sargento” é antecido de uma “extensa introdução” e de um prefácio da presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça e é acompanhado de anotações

“As anotações (mais de 500) são importantes e são a alma do livro porque é ali que se dão as explicações de certas palavras já não usadas, de certos acontecimentos, certa referências,” disse o Dr Parreira.

O historiador publicou também em Portugal um Dicionário de Etnologia de Angola.
Ouça a entrevista do Dr Parreira na sua extensão aqui
please wait

No media source currently available

0:00 0:09:24 0:00
Faça o Download
XS
SM
MD
LG