Links de Acesso

Dhlakama explica viragem de Guebuza


Armando Guebuza e Afonso Dhlakama durante o encontro de Nampula
Armando Guebuza e Afonso Dhlakama durante o encontro de Nampula

Esta viragem no relacionamento entre os dois principais partidos nacionais “irá satisfazer os interesses do povo moçambicano”

Em entrevista exclusiva à VOA, Afonso Dhlakama, fala do que mudou no relacionamento entre a Renamo e a Frelimo, na sequência da recente cimeira entre os dois líderes, na cidade de Nampula.

O líder da Renamo diz que esta viragem no relacionamento institucional entre os dois principais partidos nacionais “irá satisfazer os interesses do povo moçambicano”. Mas, Dhlakama admite que “persistem uma série de problemas por resolver”, nomeadamente no que diz respeito ao pacote eleitoral, à despartidarização das instituições do Estado, ao funcionamento das Forças Armadas, da Polícia e dos tribunais.

Nesta entrevista, Dhlakama nota que “não há qualquer acordo”, mas admite que o presidente Armando Guebuza “está preparado para as negociações, para ultrapassar as dificuldades e conseguir soluções”.

Quando à aproximação que o presidente Guebuza protagonizou, ao deslocar-se pessoalmente a Nampula para se avistar com Dhlakama, este entende que isso foi o resultado “de trabalho estratégico” cujo mérito o líder da Renamo atribui ao seu partido e a si próprio.

XS
SM
MD
LG