Links de Acesso

Dhlakama diz que regressa para governar


Afonso Dhlakama
Afonso Dhlakama

Líder da Renamo falou depois de quase dois meses em silêncio.

O presidente da Renamo Afonso Dhlakama rompeu o seu silêncio de dois meses e garantiu que depois do Natal regressará para governar as províncias que, segundo ele, o seu partido ganhou nas eleições de 2014.

“Não vamos fazer a guerra, eu prometo, vamos é festejar o Natal e a seguir vamos tomar conta de Nampula, de Niassa, se for preciso vamos tomar conta de Maputo”, disse Dhlakama numa mensagem via telefone transmitida no passado dia 30 aos participantes das Primeira Conferência Nacional dos Presidentes e Mobilizadores Provin­ciais e quadros da Liga da Juventude do partido, mas só divulgada esta semana.

Na conversa de pouco mais de sete minutos, em que foi interrompido por aplausos em várias ocasiões, o presidente da Renamo reiterou estar bem e apenas a preparar estratégias para afastar a Frelimo do poder e governar as províncias onde a Renamo foi o partido mais votado nas eleições do ano passado.

Dhlakama reiterou que não vai voltar à guerra, mas que a Renamo está preparada para derrotar o Governo se voltar a atacar os seus homens.

“Para nós a guerra acabou em 1992 e queremos que eles cumpram o acordo de paz de Roma que não caducou”, reiterou Dhlakama pedindo que o Governo cumpra o acordo e não o viole como tem vindo a fazer.

O presidente da Renamo voltou a dizer que se o Governo o atacar “vão receber porrada”, lembrando que na declaração universal dos Direitos Humanos “que for atacado tem o direito de defender o seu direito à vida”.

Apesar de a Assembleia da República ter rejeitado o projeto de revisão pontual da Constituição, para acomodar as autarquias provinciais, Afonso Dhlakama reiterou que não vai recuar e que o seu partido tomará posse nas seis províncias que reivindica, como forma de ultrapassar o que alega ter sido uma fraude nas eleições gerais de 15 de outubro de 2014, ganhas pela Frelimo.

Ouça a comunicação de Dhlakama:

please wait

No media source currently available

0:00 0:05:47 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG