Links de Acesso

Desvalorização Yuan pode ser benéfica para o Kwanza

  • Venâncio Rodrigues

Yuan

Yuan

O Economista e director do jornal Expansão, Carlos Rosado de Carvalho, disse que a desvalorização da moeda chinesa pode ser benéfica para Angola, considerando que uma parte importante das importações do país são provenientes da China.

O Banco Popular da China (BPC) anunciou há uma semana que iria desvalorizar o yuan em 1,9% face ao dólar dos Estados Unidos da América, o que, para o economista angolano, pode significar para Angola a compra dos produtos chineses a preços mais baixos.

Segundo o semanário Expansão, as projecções para o crescimento do produto interno bruto chinês apontam para uma desaceleração para 7,5%, abaixo da tendência histórica.

Uma desaceleração justificada, em parte, pela queda das exportações em mais de 8% em Julho, a maior quebra em quatro meses, quando os mercados contavam com uma baixa de apenas 1,5%.

A fonte refere que a desvalorização da moeda chinesa é potencialmente boa para a sua economia, uma vez que torna as exportações mais baratas e as importações mais caras.

Sendo Angola um dos principais fornecedores de petróleo da China, decisões que estimulam a economia chinesa são boas notícias para o país, escreve o jornal Expansão.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG