Links de Acesso

Desmantelada rede de falsificadores de dólares em Benguela

  • João Marcos

Administrador do Lobito critica concessão de dólares pelos bancos. "Se fosse na África do Norte já vos tinham dado porrada".

Uma rede de falsificadores de dólares foi recentemente desmantelada em Benguela.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia, Pinto Caimbambo, refere que alguns empresários, ávidos de divisas para importações poderão ter sido vítimas deste grupo, que falsificou cerca de 600 mil dólares.

‘’Foram detidos 54 elementos com os respectivos meios, na sequência de um trabalho bastante aturado dos Serviços de Investigação Criminal”, disse o porta-voz.

Muitos foram presos “em flagrante delito”, disse.

Entretanto, o administrador municipal do Lobito denunciou a existência de um ‘’circuito de amigos’’, que fica com as divisas graças a uma privilegiada relação com gestores bancários.

Alberto Ngongo viu rejeitada um pedido de moeda estrangeira quando se preparava para uma deslocação ao exterior.

Num frente-a-frente com gestores dos Bancos de Poupança e Crédito e de Fomento Angola (BFA), Alberto Ngongo adiantou que os amigos de funcionários bancários não têm ocupação profissional, mas detém a hegemonia na luta pelo acesso aos dólares e euros.

“É preciso acabar com este circuito de amigos’’, disse

Nem com bilhete de passagem, a poucos dias de uma viagem, o administrador do Lobito conseguiu arrancar do BFA algum dinheiro

‘’Eu não consegui, mas um jovem, que nem sequer tinha viagem, disse-me que tinha comprado três mil euros”, disse

“Este povo é muito misericordioso, se fosse o povo da África do Norte, digo, já vos tinham dado porrada’’, acrescentou.

XS
SM
MD
LG