Links de Acesso

Deputados tomam posse na Guiné-Bissau e escolhem presidente da ANP

  • Lassana Casamá

Mesa de voto na Guiné-Bissau

Mesa de voto na Guiné-Bissau

O acto de hoje representa o início de uma nova fase politica e o regresso à ordem constitucional.

Na Guiné-Bissau os novos legisladores tomaram posse hoje. Trata-se da nona legislatura da Assembleia Nacional Popular que põe fim a dois anos de um período de transição, iniciado com o golpe de Estado de 2012. Um golpe que depôs o então governo de Carlos Gomes Júnior e interrompeu a segunda volta das eleições presidenciais opondo Carlos Gomes Júnior e Kumba Yala, este último falecido em Maio passado.


Ao todo são 102 deputados. 57 do PAIGC, 41 do PRS, dos do Partido da Convergência Democrática, um da União Para a Mudança e um do Partido Nova Democracia.

A primeira sessão desta nona legislatura culminou com a eleição, pela maioria dos deputados, de Cipriamo Cassamá, no cargo do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Deputado pelo PAIGC, partido vencedor de eleições, Cassamá foi eleito com 94 votos a favor, três contra e duas abstenções, no universo de 99 votantes.

Assim, está aberto o processo para a investidura do eleito Presidente da República José Mário Vaz, prevista para o dia 23 deste mês e consequente empossamento do novo Governo, que será liderado por Domingos Simões Pereira.

Vídeo de Amaro Conte

Leia também: As Eleições na Guiné-Bissau

XS
SM
MD
LG