Links de Acesso

Deputados aprovam abertura de impugnação contra Presidente Dilma Rousseff


Dilma Rousseff
Dilma Rousseff

Plenário da Câmara vai agora debater o processo antes de ser enviado ao Senado.

A comissão especial da Câmara dos Deputados no Brasil que analisa o processo de impugnação da Presidente Dilma Rousseff aprovou na noite desta segunda-feira,11, o parecer do relator Jovair Arantes favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Depois de dias de muita tensão e uma reunião hoje com excessos dos dois lados, os que são a favor e contra a impugnação, 38 deputados votaram a favor e 27 contra.

Agora, o resultado da votação na comissão deverá ser lido no plenário da Câmara nesta terça-feira, 12 e publicado no "Diário Oficial da Câmara" na manhã de quarta, 13.

Depois de respeitado um prazo de 48 horas, a expectativa é de que a votação no plenário da Câmara comece na próxima sexta-feira,15, e demore três dias, concluindo assim no domingo,17.

Para ser aprovado e seguir para o Senado, instância à qual cabe julgar a denúncia, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados.

No seu parecer, o relator Jovair Arantes sustentou haver indícios de que Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade ao editar decretos de crédito extraordinário sem autorização do Congresso Nacional e ao permitir a prática das chamadas“pedaladas fiscais”, que é o atraso no envio pelo Governo aos bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais.

O parecer foi aprovado depois de uma sessão tensa, que durou mais de nove horas e foi marcada por troca de críticas e provocações entre parlamentares governistas e da oposição.

XS
SM
MD
LG