Links de Acesso

Demolições de residência em Viana provocam manifestações


Demolições em Viana
Demolições em Viana

Moradores acusam governador de estar por trás das demolições.

O Administrador de Viana, Manuel Mateus Caterça é acusado de ter mandado destruir casas de populares, localizadas nas proximidades da via expresso, na zona da Sapú II, município de Viana em Luanda.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00
Faça o Download

Segundo populares que falaram com a VOA no local, a administração assinou a ordem de embargo de mais de 200 residências construídas num terreno supostamente pertencente a Amadeu Maurício, antigo alto funcionário do BNA, que terá apresentado um documento que lhe atribui a titularidade do mesmo há 15 anos.

Os moradores, entretanto, alegam terem comprado os terrenos numa camponesa que diz ser proprietária dos mesmos há mais de 60 anos.

“O grande problema é que nem fomos notificados e nós temos prioridade porque ela é a proprietária legítima destas terradas”, disse um dos moradores que exigem agora indeminização dos bens perdidos.

“Estamos à espera da indeminização se é dinheiro ou onde é que eles vão nos pôr” afirmou.

A Voz da América constatou que mais de 9 famílias vivem actualmente ao relento, com idosos e crianças.

De recordar que desde o fim de semana passada, a administração de Viana registou uma enchente de cidadãos que se manifestavam exigindo as suas residências de volta.

A VOA contactou Manuel Mateus Caterça, Administrador no município, mas o mesmo remeteu-se ao silêncio, alegando não ter tempo para falar com a VOA.

De recordar que no local os populares acusam Caterça de estar por trás da acção que, segundo os populares, já causou a morte de uma pessoa e o desaparecimento de uma outra, além de prejuízos materiais avultados assim como vários detidos.

XS
SM
MD
LG