Links de Acesso

Os dados apontam para uma quadra festiva “sangrenta” em Angola


Angola Baía de Luanda
Angola Baía de Luanda

Um balanço provisório feito pela Comissão de asseguramento da Quadra Festiva dá conta da morte de 13 pessoas e de 82 feridos, em consequência de 75 acidentes de viação, para além do registo de 82 crimes de natureza diversa, sendo que grande parte dos quais já foi esclarecido.

Para quem tem a graça de não fazer parte destas estatísticas, o número de acidentes rodoviários e as consequentes mortes é uma preocupação.

Apesar desta situação dramática, a reportagem da Voz da América em Luanda circulou por algumas artérias da capaital angolana para saber como algumas famílias têm passado a quadra festiva.

O que fazem as famílias angolanas no dia do natal e na passagem de ano? Esta é a pergunta que não quis calar.

Para a maior parte dos entrevistados a passagem da quadra festiva em família é a melhor opção. Para uns este é mais do que um momento de confraternização, representando sobretudo a união familiar, porém, para outros é um período para reflexão, balanço em família e perspectivas para o ano seguinte.

Alguns produtos como o bacalhau, o ovo, a batata rena, o grão de bico, o litro de óleo, entre outros constam entre os mais consumidos e consequentemente os mais caros o que dá lugar a reclamações dos consumidores.

Mas afinal o que não pode faltar em casa para celebração da ceia natalina ou mesmo durante a passagem de ano?-A pergunta foi respondida de diversas formas...Cada um ao seu jeito disse o que pensa ser importante para festejar.

A troca de presentes para algumas famílias é uma prática tradicional, embora haja um aumento exacerbado no preço de alguns bens, mas mesmo assim é um costume indispensável, por isso o apelo de quem já conhece o mercado vai no sentido de conter os gastos neste período curto e festivo.

Na hora do balanço de 2014 a voz e vez dos mais pequenos se fizeram sentir. Para uns nem tudo correu bem, algumas brincadeiras durante o ano lectivo marcaram pela negativa o ano findo, mas para outros foi tão somente um ano de sucesso.

E para os adultos qual é o balanço que fazem de 2014?O que perspectivam para 2015?

As respostas foram simples: saúde, união familiar, ingresso na universidade, encontrar um bom emprego e claro, mais prosperidade na vida financeira.

União, solidariedade, reconstituição do sentido de família, prosperidade, respeito a diferença, vivência na base do amor, evitar os excessos, a partilha do com os que têm pouco e a contenção de gastos são os apelos feitos pelos nossos entrevistados para esta quadra festiva.

XS
SM
MD
LG