Links de Acesso

Cuba e Estados Unidos próximos do restabelecimento de voos comerciais

  • VOA Português

Cidade de Havana, capital de Cuba

Cidade de Havana, capital de Cuba

As autoridades americanas e cubanas afirmam que estão próximas de um acordo para o restabelecimento de voos comerciais regulares entre os dois países, após mais de 50 anos de diferenças.

Delegações dos dois países estão reunidas desde segunda-feira, em Washington, para finalizar um acordo iniciado há meses.

Josefina Vidal, directora de assuntos da América do Norte, no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba, disse à imprensa que as duas partes fizeram um memorando de entendimento e estão a poucos passos do anúncio formal.

Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou o progresso, e que as equipas ainda estão em negociações.

Muitas companhias americanas manifestaram o interesse em voar para Cuba. Entre elas, a American Airlines, Delta, United e JetBlue.

Cuba e Estados Unidos reabriram este ano embaixadas nas suas capitais. Estados Unidos mantem o embargo comercial, que poderá apenas ser levantado pelo Congresso.

Entretanto, na semana passada, o Presidente Obama disse que gostaria de visitar Cuba em 2016, mas apenas se for capaz de se encontrar com os dissidentes políticos.

A diplomata Vidal disse que o presidente dos Estados Unidos é bem-vindo a Cuba, mas o seu país não irá negociar os seus assuntos internos em troca de melhores relações diplomáticas com Washington.

XS
SM
MD
LG