Links de Acesso

CPLP preocupada com a segurança alimentar


O Director Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira
O Director Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira

Neste momento, a CPLP tem como obstáculos o analfabetismo e a fome

A Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), está preocupada com a questão da insegurança alimentar no seio dos países membros da organização.

Nesta perspectiva, segundo disse em Nampula o Director Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, neste momento, a organização que dirige encontra-se a trabalhar para estabelecer uma estratégia coordenada para a segurança alimentar. Domingos Pereira falava a jornalistas momentos depois de ter proferido uma oração de sapiência que marcou o início do ano académico na Universidade Lúrio, sobre os desafios do ensino superior nos países da CPLP.

Aquela estratégia visa dar cobro à situação da insegurança alimentar que tem afectado anualmente membros da comunidade, disse o director executivo.

Para além da questão de segurança alimentar, a CPLP tem como desafios a criação de uma Confederação Empresarial do Conselho Económico-social, com objectivos de melhorar o fluxo económico entre os países membros da organização.

Segundo soube a VOA, neste momento, decorrem colóquios de diferentes níveis, tendo mencionado os já realizados em Maputo e Cabo-Verde, estando agendado para breve um terceiro encontro em Luanda, isto em Angola .

“Nestes colóquios, estamos a discutir esses desafios, mas naturalmente a decisão final será tomada em Maputo, a quando da realização da conferência da organização em Junho próximo” disse o entrevistado.

Espera-se igualmente que no encontro de Junho, Moçambique venha assumir a presidência da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.

Domingos Pereira disse ainda que, nessa altura, Moçambique vai desempenhar um papel decisivo na implementação dos referidos desafios.

Neste momento, a CPLP tem como obstáculos o analfabetismo e a fome, dois problemas que constituem desafios do momento para a comunidade lusófona em África.

XS
SM
MD
LG