Links de Acesso

Corrida presidencial americana entra na recta das decisões

  • Redacção VOA

Eleições primárias começam na próxima semana.

Nos últimos meses, os candidatos à presidência americana têm vindo a levar a cabo as suas campanhas e a participar em debates com os seus rivais de modo a fazerem vingar os seus pontos de vista.

Agora, dentro de precisamente uma semana, os eleitores vão poder pronunciar-se acerca das suas escolhas, com o nicio das chamadas eleições primárias e das assembleias de voto onde, Estado-a-Estado, os americanos vão escolher os seus candidatos por cada um dos partidos.

O processo inicia-se a 1 de Fevereiro no Estado de Iowa e os eleitores tanto democratas como republicanos começarão o processo de selecção que culminará com as convenções dos dois partidos em Julho.

Nessa altura serão escolhidos os dois candidatos às eleições presidenciais americanas de Novembro.

Do lado dos democratas, as últimas sondagens indicam que antiga secretária de Estado Hillary Clinton encontra-se virtualmente empatada no Estado de Iowa com o senador de Vermont Bernie Sanders. O antigo governador de Maryland, Martin O´Malley, segue num distante terceiro lugar.

Quanto aos republicanos, o bilionário Donald Trump e o senador do Texas Ted Cruz lideram destacadamente e as últimas sondagens dão a Trump uma ligeira vantagem.

XS
SM
MD
LG