Links de Acesso

Corrida no feminino à liderança do PAICV

  • Eugénio Teixeira

Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, PAICV

Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, PAICV

Pela primeira vez duas mulheres concorrem à liderança de um partido em Cabo Verde

Apesar da juventude, Janira Hopffer Almada afirma que se disponibiliza para concorrer a liderança do PAICV, por entender que está preparada para servir o partido tambarina e o país.


Almada diz que a experiência adquirida nas funções governativas que tem vindo a desempenhar dá-lhe mais força e capacidade para liderar o partido da independência,

Janira Almada afirma também que a sua candidatura é inter-geracional, neste caso aberta às diferentes sensibilidades internas, já que pretende trabalhar com todos, caso ganhe a liderança do PAICV.

No entanto, caso não vença a eleição para a liderança do partido da estrela negra, a ministra da Juventude, Emprego, Desenvolvimento Social e Recursos Humanos garante que aceitará a decisão da maioria dos militantes com normalidade, já que na sua opinião, "as decisões democráticas devem ser respeitadas".

Tal como Janira Almada, a ministra adjunta e da Saúde, Cristina Fontes, entra na corrida para a sucessão de José Maria Neves na liderança do PAICV.

No Governo desde o regresso do PAICV ao poder em 2001, ocupando pastas como a Justiça, Defesa, Administração Pública e Reforma do Estado, Cristina Fontes afirma estar preparada para colocar a experiência acumulada nesses 13 anos de governação, ao serviço do PAICV e do país.

Para Cristina Fontes, a disponibilidade manifestada por quatro dirigentes para concorrerem à liderança do PAICV demonstra a vitalidade do partido.

A ministra da Saúde espera que haja debate de ideias, mas que cada um tenha em linha de conta os interesses do partido que, segundo Cristina Fontes, deve estar unido e preparado para ganhar os próximos embates eleitorais e continuar na governação do país.

As eleições internas no PAICV devem acontecer em finais deste ano.

Além de Almada e Fontes, Felisberto Vieira e Júlio Correia concorrem à sucessão do actual presidente do partido no poder e primeiro-ministro José Maria Neves.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG