Links de Acesso

Coreia do Norte está pronta para novo teste nuclear a qualquer momento


Ecrãs de televisão numa loja passando o anúncio oficial do teste nuclear de 9 de Setembro. Coreia do Norte
Ecrãs de televisão numa loja passando o anúncio oficial do teste nuclear de 9 de Setembro. Coreia do Norte

A Coreia do Norte está pronta para realizar um novo teste nuclear a qualquer momento, afirmou nesta segunda-feira, 12, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, três dias após o quinto e maior teste do Norte gerar ampla reprovação.

Pyongyang disparou na sexta-feira sua explosão nuclear mais potente até o momento, dizendo que possui a habilidade de montar uma ogiva em um míssil balístico, aumentando uma ameaça que a Organização das Nações Unidas e seus rivais não conseguem conter.

"Avaliações da inteligência sul-coreana e dos Estados Unidos indicam que o Norte está sempre pronto para um teste nuclear adicional na área de Punggye-ri", local das cinco explosões nucleares do Norte, disse o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Moon Sang-gyun, durante entrevista coletiva.

"A Coreia do Norte possui um túnel onde pode conduzir um novo teste nuclear", disse Moon.

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse posteriormente que as armas nucleares do Norte apresentam uma "ameaça iminente", à medida que as tensões cresceram na península coreana após o teste na semana passada.

Reuters
XS
SM
MD
LG