Links de Acesso

Convenção Republicana: todos os olhos em Donald Trump

  • João Santa Rita

Cenário da Convenção do Partido Republicano

Cenário da Convenção do Partido Republicano

Reunião que oficializa candidatura do milionário arranca hoje.

A convenção do Partido Republicano dos Estados Unidos arranca na noite desta segunda-feira, 18, em Cleveland, no Estado de Ohio, com as forcas de segurança a estabelecerem um cinturão de segurança que atesta o nervosismo que se sente na cidade.

Ruas barricadas com camiões pesados, milhares de policias locais, estaduais e federais encontram-se espalhados pela cidade.

O nervosismo não se se sente nas pessoas, apenas a nível das forcas de segurança.

Dentro do Partido Republicano é palpável o incómodo e a preocupação daquilo que poderá significar para o partido a nomeação oficial de Donald Trump na quinta-feira, 21.

Convenção Nacional Republicana, Estados Unidos

Convenção Nacional Republicana, Estados Unidos

Grandes figuras do Partido Republicano, como os dois presidentes Bush, o candidato republicano nas últimas eleições Mitt Romney, o governador do Estado do Ohio (onde está a cidade de Cleveland) John Kasich e o senador Marco Rubio não estarão presentes. bem como uma série de congressistas que vêm a sua associação a Trump como um perigo para a sua própria reeleição em Novembro quando o eleitorado votar também para o congresso.

É claro que nos próximos dias haverá a festa habitual das convenções partidárias americanas.

Vai-se tentar projectar uma imagem de unidade e festa e o próprio Trump ao nomear Mike Pence, como seu candidato a vice-presidência, tenta atrair o eleitorado republicano mais tradicional.

Na verdade, muitos republicanos temem o descalabro eleitoral em Novembro.

Entretanto, os apoiantes de Trump vêm nele o único candidato capaz de mobilizar um eleitorado descontente e séptico quanto aos dirigentes políticos.

Qualquer que seja o resultado eleitoral, o facto é que este congresso do Partido Republicano pode marcar o início de uma nova era dentro deste partido.

Certo é que esta convenção, só por si, não vai resolver este diferendo interno, o que acontecerá apenas depois das eleições de Novembro com a vitória com a derrota de Donald Trump.

XS
SM
MD
LG