Links de Acesso

Condenação de seguidor de Kalupeteca não tem influência no processo contra líder da seita

  • Coque Mukuta

José Julino Kalupeteca

José Julino Kalupeteca

A afirmação é do advogado do líder da seita A Luz do Mundo.

A condenação ontem de um Luanda de um seguidor da seita A Luz do Mundo a 20 anos de prisão não vai afectar o processo do líder José Julino Kalupeteca.

A afirmação é do advogado de Kalupeteca, preso no Huambo desde Abril.

A 13 de Abril do ano passado, a polícia tentou deter José Julino Kalupeteca no Huambo, mas os seus seguidores confrontaram os agentes da ordem com armas brancas.

Do conflito terão resultado ferimentos em seis dos novos agentes, enquanto os demais desmaiaram.

O seguidor da seita foi condenado ontem pelo Tribunal Provincial de Luanda pelo crime de resistência a dois anos de prisão maior e a seis meses de multa à razão de 100 kwanzas diários e pelo crime de homicídio qualificado de forma frustrada a 19 anos de prisão, resultando num cúmulo jurídico de 20 anos de cadeia.

A defesa anunciou que vai interpor recurso da condenação junto do Tribunal Supremo.

Salvador Freire, presidente da Associação Cívica Mãos Livres, que defende José Julino Kalupeteca, diz que o jovem não teve acompanhamento judicial desde o início e não terá tido um “um advogado para o defender, não teve a defesa digna e justa”.

Para aquele advogado esta condenação em nada vai influenciar o julgamento do líder da seita José Julino Kalupeteka e garantiu que está preparado para o julgamento.

Recorde-se que, em julgamento sumário realizado, em Abril do ano passado, 11 seguidos de Kalupeteca foram condenados a penas de um ano e seis meses de prisão maior, pelos crimes de desobediência e resistência.

XS
SM
MD
LG