Links de Acesso

CNE: Cidadãos são responsáveis por saber onde votar


Amostra de boletim de voto para as eleições de 2012
Amostra de boletim de voto para as eleições de 2012

Para responder à oposição, a porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que os cadernos eleitorais estão afixados nas assembleias de voto e que foram credenciados mais de 97 mil delegados das listas partidárias

Para responder à oposição, a porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que os cadernos eleitorais estão afixados nas assembleias de voto e que foram credenciados mais de 97 mil delegados das listas partidárias.

No entanto Júlia Ferreira não disse que percentagem do total representam estes 97 mil delegados – que na sua esmagadora maioria são do MPLA.

A CASA-CE, por exemplo, afirma que metade dos seus delegados não foi credenciada. E uma vigília de protesto em frente à CNE resultou na detenção de três dirigentes da ala juvenil da coligação.

Júlia Ferreira disse, ainda, que os cidadãos que ainda não sabem onde devem votar é porque não se inteiraram através dos meios ao seu dispor.

“Através do sistema de tele chamadas, dos tabletes e dos quiosques, através dos agentes de educação cívica eleitoral, e também através dos operadores dos sistemas de informação ao eleitor”, sublinhou a mesma fonte.

Júlia Ferreira disse, por outro lado, que as alterações ao mapeamento das mesas foram necessárias “porque os eleitores não se lembravam da mesa de voto que tinham escolhido, ou não escolheram”.

A resposta da porta-voz da CNE – em véspera de eleições, às queixas sobre o processo que levaram a UNITA a pedir o adiamento das eleições.
XS
SM
MD
LG