Links de Acesso

Hillary Clinton Faz Balanço da Política Externa


Hillary Clinton Faz Balanço da Política Externa
Hillary Clinton Faz Balanço da Política Externa

"A liderança global dos Estados Unidos mantém-se essencial "

A Secretária de Estado Hillary Clinton afirmou que a estratégia de política externa da administração Obama de reconstruir alianças e aplicar o chamado poder suave está a começar a gerar dividendos. Mas Clinton advertiu de que a elevada dívida do governo está a começar a corroer o poder dos Estados Unidos no estrangeiro.

O discurso de Hillary Clinton, perante o Conselho de Relações Externas, em Washington, foi um balanço dos progressos da política externa no primeiro ano e meio da administração Obama.

Disse que a politica da administração Obama de reconstruir alianças tradicionais e de actuação multilateral, ao contrário da confiança da administração Bush no poder militar esta a começar a mostrar dividendos.

Clinton declarou que a liderança global dos Estados Unidos mantém-se essencial e que os Estados Unidos “podem, devem e querem” liderar no novo século, mesmo que isso tenha de ser feito de novas formas.

Mas numa sessão de perguntas e respostas, Clinton reconheceu também que a segurança nacional e a influência global dos Estados Unidos estão a ser ameaçados por uma pesada divida que responsabilizou aos cortes de impostos não consolidados e as guerras no Iraque e Afeganistão suportados por dinheiros emprestados.

Disse Clinton: “Isso mina a nossa capacidade de actuar em nosso próprio interesse e obriga-nos a constranger onde pode ser indesejável. E envia também uma mensagem de fraqueza internacionalmente. E muito preocupante para mim que estejamos a perder a capacidade não só de traçar o nosso próprio destino, mas também o nível que vem deste motor económico enormemente efectivo que tem alimentado os valores e interesses americanos durante muitos anos.”

Hillary Clinton citou entre os vários sucessos da política da administração Obama o recomeço das conversações de paz directas israelo-palestinianas, que atribuiu em parte a construcao de efectivas forcas de segurança da Autoridade Palestiniana sob a égide dos Estados Unidos.

Disse também que a liderança americana produziu as mais duras e globais sanções contra o Irão a propósito do seu programa nuclear. Disse também que Irão esta a começar a sentir o impacto económico e esta esperançosa de que irão produzir uma solução negociada.

A Secretária Clinton fez também comentários sobre a controvérsia ao redor da intenção anunciada por um pastor de uma minúscula igreja protestante evangélica na Florida de queimar alguns exemplares do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, para assinalar o aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Clinton afirmou que na nova era dos mídia, alguém com um blogue ou um I-Phone pode dizer algo ultrajante que recebe logo as atenções do mundo. Disse que os americanos querem ser julgados por aquilo que são como uma nação e não por uma aberração como furor do Alcorão.

XS
SM
MD
LG