Links de Acesso

"Ler Angola" promove criação e hábito de leitura

  • Pedro Dias

Projecto do Governo angolano apresentado em Luanda.

A segunda edição dos 11 Clássicos da Literatura Angolana e a nova edição especial “Novos Autores” foram apresentadas no passado 6 de Novembro, ao público leitor na cidade de Luanda.

É um projecto que nasce no âmbito do “Ler Angola”, um programa do Executivo angolano para a promoção do património identitário da cultura nacional, com o objectivo de impulsionar produção literária no país e incentivar a leitura na génese da criação do programa de fomento do livro.

O Coordenar do Projecto Divaldo Martins disse que o programa visa resgatar os valores cívicos e morais que promovem a educação e o amor à pátria, bem como incentivar a produção e o consumo da literatura nacional.

Um projecto que visa valorizar a marca Angola e apoiar sectores identitários da cultura nacional como o teatro, o cinema, a pintura e naturalmente também a literatura, bem como procura incentivar o surgimento de novos valores literários, com a criação de uma bolsa de apoio à escrita.

Para a colectânea dos 11 Clássicos da Literatura Angolana, estão à disposição do público obras de autores como Óscar Ribas, Viriato da Cruz, Raúl David, Joffre Rocha, Jorge Macedo, Henrique Abranches, Alda Lara, Aires de Almeida Santos, Boaventura Cardoso, Mário António e Arnaldo Santos.

Em relação aos “Novos Autores”, estão disponíveis obras de Gociante Patissa, Paula Russa, Carlos Bangui, Yola Castro, NGuimba NGola, Soberano Canhanga, David Capelenguela, Jorge Salvador, Gaspar Lourenço, Katya Santos e Martinho Bangula Katúmua.

Acompanhe:

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG