Links de Acesso

50 anos depois, multidão recorda discurso de Martin Luther King Jr. em Washington


Dezenas de milhares de pessoas concentraram-se na praça central da capital americana para participarem nas comemorações do cinquentenário do discurso histórico do reverendo Martin Luther King Jr. em prol dos direitos cívicos para as minorias.

O discurso foi o ponto mais alto da concentração de 250 mil pessoas em 1963 aqui em Washington e um ponto de viragem para o movimento de defesa dos direitos cívicos abrindo as portas à adopção de leis anti-discriminatórias.

Cinquenta anos depois os oradores presentes no comício salientaram que apesar dos avanços resta ainda trabalho por fazer em matéria de direitos cívicos na América.

O congressista John Lewis, o único orador da marcha de 1963 ainda vivo, salientou a recente anulação pelo Supremo Tribunal americano de uma claúsula anti-discriminação da leis do direitos ao voto salientando que não é altura para desistir da luta pelos direitos cívicos.

No dia do cinquentenário propriamente dito, a 28 de Agosto, o presidente Barack Obama discursará a partir da escadaria do monumento ao presidente Lincoln aqui em Washington, precisamente no local onde Martin Luther King Jr. proferiu o seu histórico discurso.
XS
SM
MD
LG