Links de Acesso

Chris Christie, o novo candidato republicano

  • Redacção VOA
  • Amâncio Miguel

Chris Christie no lançamento da sua candidatura

Chris Christie no lançamento da sua candidatura

Chris Christie, governador da Nova Jérsia, apresentou nesta terça-feira, 30, a sua candidatura à nomeação do Partido Republicano às eleições presidências de 2016. É o 14o. candidato conversador a entrar na corrida.

A seu favor, Christie tem a popularidade de se relacionar bem com o eleitorado, mas os seus desafios incluem a recuperação de imagem afectada pelo escândalo de encerramento de faixas, uma alegada simpatia com os democratas e o seu peso que alguns podem associar à falta de cuidado com a saúde.

Para os seus seguidores é um homem honesto e franco. Mas os seus detractores consideram-no tirano.

A imprensa americana e especialistas dizem que Christie, de 52 anos de idade, tem enormes desafios, mas o maior é renovar a imagem desgastada e reconquistar lugares cimeiros nas sondagens.

A imagem de Chris Christie foi seriamente manchada pelo “Bridgegate”, escândalo de encerramento, em Setembro de 2013, de faixas que dão à ponte George Washington, ligando Nova Jérsia e Nova York.

Um dos ex-aliados do governador se declarou culpado das acusações federais sobre o escândalo e dois outros foram indiciados.

Christie disse que não teve conhecimento do encerramento de faixas.

Mas algumas pessoas acham que o acto foi uma retaliação politica contra um presidente de câmara do Estado de Nova Jérsia que não terá apoiado a sua campanha de recandidatura ao cargo de Governador.

Por outro lado, os conservadores não gostam do seu relacionamento com os democratas. Há um ressentimento provocado pelo abraço e simpatia demonstrada ao Presidente Obama, após a tempestade Sandy, nos últimos dias da campanha eleitoral de 2012.

O obstáculo que parece fácil de ultrapassar é o do peso. Considerado obeso no primeiro mandato como Governador, Christie iniciou em 2011 uma dieta.

Embora não seja uma questão politicamente relevante, o peso é visto como um detalhe que pode afectar negativamente a sua candidatura a ~Presidente, com questões como a sua consciência sobre a saúde.

Mas Christie não vive só de críticas. É elogiado pela capacidade de se relacionar com o eleitorado e por ter, recentemente, vencido uma batalha contra os sindicatos sobre o sistema de pensões de Estado.

Christie é formado em Direito pela Univesidade de Delaware.

Depois do lançamento da candidatura, numa escola secundária de Livingston, na Nova Jérsia, onde ele foi chefe de turma, Christie concentrará a sua campanha em New Hampshire.

XS
SM
MD
LG