Links de Acesso

Cólera mata seis pessoas no Município de Malanje


Hospital Municipal de Malanje
Hospital Municipal de Malanje

Especialistas da Direcção Provincial de Saúde estiveram nas localidades e confirmaram o registo mais de 20 casos

O rio pode estar contaminado

Seis pessoas morreram nas aldeias Cambondo do Kuije, Camariori e Sati, no Município de Malanje, com diarreia e vómitos, nos últimos dias, anunciou o soba Sati, da referida região.

Aqueles casos suspeitos de cólera ocorrem num período em que o único posto de saúde se encontra fechado."Por isso “vim aqui na própria Delegação, com os outros sobas reclamar porque não há apoios",disse Sati.

Especialistas da Direcção Provincial de Saúde estiveram nas localidades, recolheram amostras dos pacientes e confirmaram o registo mais de 20 casos suspeitos de cólera e a morte de seis pessoas.

A directora de Saúde, Lazina Vera Cruz, em declarações à imprensa local, ao admitir o facto acrescentou, por outro lado, uma provável a contaminação da água do rio. Das vitimas dois morreram na comunidade e quatro hospitalares.

“Neste momento enviou-se uma equipa de vigilância epidemiológica quinta-feira, ao terreno, no que fez a avaliação da situação, constatando uma hipótese de cólera ou uma eventual contaminação da água do rio, do qual está a ser tramsmitida à população por ingestão ou consumo do peixe do rio”.

A directora da Saúde reconheceu que um enfermeiro apenas assiste a pequena unidade sanitária, com o envio do pessoal de mobilização que está a reforçar a assistência às populações de Cambondo do Kuije, Camariori, Sati e Muhavo o quadro vai melhorar.

XS
SM
MD
LG