Links de Acesso

China pede que EUA cessem ciberataques após revelações do WikiLeaks


CIA investiga revelações
CIA investiga revelações

O Governo da China pediu nesta quinta-feira, 9, aos Estados Unidos que "cessem os seus ciberataques", depois da revelação do WikiLeaks sobre um suposto programa de pirataria de dispositivos eletrónicos por parte da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

Segundo os documentos publicados na terça-feira, 7, pelo WikiLeaks, a CIA elaborou mais de mil programas maliciosos, como vírus, cavalos de troia e outros que permitem tomar o controlo de dispositivos eletrónicos (telefones, televisões inteligentes, inclusive automóveis) para espiar os usuários.

Estes procedimentos informáticos teriam tido como alvo em particular os iPhones, os sistemas que funcionam com Android (Google), Microsoft ou inclusive smart tvs da Samsung, para convertê-los em dispositivos de escuta.

"Estamos preocupados com estas informações. A China se opõe a qualquer forma de ataque informático", declarou o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Geng Shuang, em conferência de imprensa.

"Pedimos aos Estados Unidos que parem com as escutas, a vigilância, a espionagem, os ciberataques contra a China e os demais países", concluiu Geng.

XS
SM
MD
LG