Links de Acesso

China anuncia "ofensiva" junto dos países lusófonos


Li Keqiang, primeiro-ministro chinês
Li Keqiang, primeiro-ministro chinês

Pequim perdoa dívidas e concede empréstimos milionários.

A China vai conceder empréstimos com condições especiais no valor de cerca de 290 milhões de dólares a Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Timor-Leste até 2019.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang durante a Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa, que decorre em Macau.

Os créditos serão disponibilizados durante três anos e destinam-se à construção de infraestruturas e aumento da capacidade produtiva daqueles países,

Li Kepiang anunciou também no chamado Fórum Macau o perdão da dívida daquelas países já vencidas de empréstimos sem juros num valor equivalente a 80 milhões de dólares àqueles países.

Antes e durante o Fórum Macau que termina amanhã, 12, responsáveis chineses e dos países de língua portuguesa discutiram várias formas de cooperação.

Entre outras acções, a China vai enviar cerca de 200 técnicos da área de medicina e disponibilizar mais 2.500 bolsas de estudo.

Fundo conjunto China-Brasil

Por outro lado, o Governo brasileiro anunciou a criação de um fundo conjunto no valor de 20 milhões de dólares para a execução de projectos no Brasil.

Pequim entra com 55 por cento do total e Brasília com o restante.

XS
SM
MD
LG