Links de Acesso

Chanceler iraniano condena extermínio de judeus


O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, disse hoje a uma televisão alemã que o extermínio dos judeus pelos nazis foi "uma tragédia cruel e funesta, que não deve repetir-se jamais". "Nós não temos nada contra os judeus e temos um grande respeito por eles no Irão. Nós não nos sentimos ameaçados por ninguém", disse Zarif à estação alemã de televisão Phoenix, à margem da conferência internacional sobre segurança, que decorreu em Munique.

Ao contrário do que afirmou o antigo líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que negou a existência do Holocausto, o novo presidente iraniano, Hassan Rohani, já condenou "o massacre dos judeus pelos nazis". De acordo com os extractos da entrevista difundida pela estação de televisão, Zarif também afirmou que os "direitos do povo palestiniano foram violados por Israel durante 60 anos", que utiliza "a táctica da cortina de fumo".

O chefe da diplomacia do Irão falou igualmente das "difíceis" negociações sobre o programa nuclear iraniano, sublinhando que Teerão "quer romper o círculo vicioso e utilizar todos os meios para instaurar a confiança".
XS
SM
MD
LG