Links de Acesso

Cessar-fogo violado na Síria termina hoje sem previsão de novo acordo

  • Redacção VOA

O cessar-fogo que entrou em vigor na semana passada por iniciativa da Rússia e dos Estados Unidos termina nesta segunda-feira, 19, sem que os seus responsáveis ou as partes envolvidas terem dito se ela terá continuidade.

"O exército sírio havia decidido efectivamente uma suspensão dos combates até domingo à noite, mas a Rússia decidiu prolongar o cessar-fogo, que terminará nesta segunda-feira à noite ", afirmou à AFP uma a fonte, que pediu anonimato, adiantando não saber se “a trégua será prolongada depois”.

O cessar-fogo foi violado desde o início por ambas as partes e ficou ainda mais fragilizado quando a coligação liderada pelos Estados Unidos matou pelo menos 90 militares sírios na região de Deir al-Zor, no leste do país.

Além disso, os bairros rebeldes de Aleppo, uma das cidades mais importantes do conflito, na região norte da Síria, foram atingidos no domingo por ataques aéreos.

Rússia e Estados Unidos trocam acusações sobre a culpa pelo facto de a ajuda humanitária não chegar a Aleppo, onde os moradores são vítimas de um cerco do Governo sírio.

O Estado Islâmico também reivindicou ter morto militares síros.

A guerra na Síria, que começou em 2011, deixou até agora mais de 300 mil mortos e forçou o exílio de milhões de pessoas.

XS
SM
MD
LG