Links de Acesso

Cessar-fogo na Síria começa dentro de uma semana


Sergey Lavrov e John Kerry anunciam cessar-fogo.
Sergey Lavrov e John Kerry anunciam cessar-fogo.

Acordo entre potências internacionais conseguido ontem.

Um cessar-fogo deve entrar em vigor dentro de uma semana se for respeitado o acordo assinado ontem à noite entre as principais potências internacionais, entre os Estados Unidos, Rússia, Irão Turquia e Arábia Saudita

O secretário de Estado americano John Kerry disse que o acordo foi realizado para acelerar a entrega imediata de ajuda humanitária na Síria.

O seu homólogo russo, Sergei Lavrov, adiantou, por seu lado, que um grupo de trabalho liderado pelos EUA e pela Rússia vão definir os detalhes do cessar-fogo dentro de uma semana.

O esforço diplomático tem sido complicado pelo sucesso das ofensivas pró-regime, apoiadas pelo força aérea russa.

Autoridades árabes, israelitas e norte-americanas afirmaram que era vital que os aliados americanos tomassem posições bem diferentes no momento crucial.

Uma autoridade norte-americana disse mais cedo que a Rússia ofereceu-se para interromper parte dos bombardeios em apoio ao presidente Bashar al-Assad até o começo de Março.

Em resposta, os EUA pediram um cessar-fogo imediato, argumentando que Moscovo aproveitaria o tempo para estender os ganhos territoriais do regime enquanto dizimaria as forças da oposição apoiadas por Washington.

XS
SM
MD
LG