Links de Acesso

Censo faz radiografia de Angola

  • Coque Mukuta

Esperança de vida aumenta, nivel de literacia é elvado e população activa empregada ronda os 40 por cento.

Angola tem 25.789.024 habitantes, a esperança média de vida subiu para 60,29 por cento e apenas 40 por cento da população activa está no mercado de trabalho.

São dados revelados pelo Censo realizado em Maio de 2014.

Os dados definitivos divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, 24, apontam para o aumento da esperança de vida entre mulheres, de 63 anos e de 57.59 para homens.

O censo revela que por cada 100 mulheres há 94 homens, apenas 13 por cento de jovens entre 18 e 24 completaram a educação secundária e só 40 por cento da população está no mercado de trabalho.

Luanda continua a ser a província com mais população residente, com 6,9 milhões de pessoas, também é a que tem a maior presença de cidadãos estrangeiros: 40,41 por cento do total.

Os dados definitivos, conhecidos 20 meses depois da informação preliminar apontam para uma densidade demográfica em Angola de 20,6 pessoas por quilómetro quadrado, enquanto na província de Luanda é de 368,9.

O economista Precioso Domingos questiona as metodologias usadas pelo INE porque muitas vezes usam as estatísticas para mostrarem “o falso mar de rosa”.

Para Domingos, “depende muito das metodologias usadas e os governos normalmente procuram metodologias que melhor agradam os eleitores”.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG