Links de Acesso

Ceast surpresa com justificações do director da Rádio Ecclesia


Padre Quintino Candanje, director da Rádio Ecclesia, Angola
Padre Quintino Candanje, director da Rádio Ecclesia, Angola

Em causa financiamento da União Europeia à emissora católica em Angola.

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), proprietária da Rádio Ecclesia, disse desconhecer a versão do director da emissora católica que, na semana passada, acusou certas organizações internacionais de financiar a imprensa com o objectivo de fazer cair o Governo angolano.

Em entrevista ao Jornal de Angola na terça-feira, 3, Quintino Candange exemplificou com o facto de ter devolvido 149 mil euros à União Europeia por discordar dessa postura.

No dia seguinte, 4, a delegação da União Europeia (UE) em Angola revelou que, ao contrário do que disse Candange, a Rádio Ecclesia ainda não devolveu o dinheiro de um financiamento recebido em 2014 no valor de 149 mil euros.

A UE reiterou que as declarações do director da Rádio Ecclesia "são infundadas e não correspondem aos objectivos, gerais ou específicos, dos programas da UE”.

Agora são os responsáveis da Ceast a reconhecerem, em comunicado emitido neste sábado, 7, que “nunca foram informados nem menos alertados que tais financiamentos tinham como fins os anunciados pelo director da rádio”.

A Ceast lembra que a emissora católica tem subsistido graças às parcerias que estabelece com outras instituições, embora algumas delas “se tenham revelado menos adequadas ao perfil da linha editorial da rádio”, e pede “calma e ponderação” ao director da rádio e à delegação da UE.

No entanto, os padres dizem esperar que a “Rádio Ecclesia feche quanto antes este dossier”.

O comunicado conclui lamentando o aproveitamento que foi feito em torno do mesmo, sem se referir directamente por quem.

XS
SM
MD
LG