Links de Acesso

Católicos angolanos "animam" ruas de Filadélfia

  • Alvaro Ludgero Andrade

Dom Manuel Imbamba, bispo angolano

Dom Manuel Imbamba, bispo angolano

Mais de sete dezenas participam do Encontro Mundial das Famílias, presidido pelo Papa Francisco.

Setenta e quatro angolanos, de sete províncias, estão em Filadélfia a participar no Encontro Mundial das Famílias e neste sábado, 26, assistem a dois eventos presididos pelo Papa Francisco. ​

A poucas horas do início do encontro com Francisco no Independence Mall, onde foi lida a Declaração de Independência e adoptada a Constituição, os angolanos chamavam a atenção de todos que passavam, não só pelas roupas típicas que trajavam, mas pela sua alegria e música.

Muitos transeuntes paravam, queriam saber de onde eram e tiravam fotos.

Católicos angolanos no Encontro Mundial das Famílias, Filadélfia

Católicos angolanos no Encontro Mundial das Famílias, Filadélfia

D. Imbamba lidera uma delegação de 64 pessoas que, juntamente com mais 10 famílias que vieram a nível individual, tem marcado presença nos diversos seminários e palestras desde o dia 23.

"Tem sido um momento de aprendizagem sobre a família, quando que essa instituição básica está em perigo e, em boa hora, o Santo Padre lidera este encontro", disse o líder religioso angolano que destacou a troca de experiências e partilhas com familias de todo o mundo.

Católicos angolanos no Encontro Mundial das Famílias

Católicos angolanos no Encontro Mundial das Famílias

O porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe acredita que "neste momento em que novas teorias distorcem o conceito de família, é importante a mensagem do Santo Padre que tem apelado a um regresso à base da família".

Antes da participação do Papa no Festival das Famílias que acontece no início da noite deste sábado, Dom Imbamba disse à VOA esperar ouvir “o que um pastor tem a dizer sobre um tema muito importante e sobre o qual todos somos desafiados a pensar, reflectir e actuar”.

Aquele religioso advertiu para a perda de valores também na família angolana e no papel de "restauração da Igreja Católica" no país.

XS
SM
MD
LG