Links de Acesso

Caso Jason Rezaian: Veredicto poderá ser conhecido em uma semana


Jason Rezaian
Jason Rezaian

O veredicto do caso do jornalista americano Jason Rezaian detido no Irão, sob acusação de espionagem, poderá ser conhecido dentro de uma semana.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:50 0:00
Faça o Download

A advogada do jornalista do Washington Post, Leila Ashan, divulgou a informação, depois da quarta e última audiência, que decorreu, hoje, em Teerão, à porta fechada.

O julgamento iniciou em Maio deste ano.

Rezaian foi detido em Julho de 2014 com a sua esposa, também jornalista, Yeganeh Salehi, e mantido durante meses sem nenhuma acusação formal. Mais tarde foi acusado de espionagem e de trabalhar com “governos hostis”.

Rezaian era correspondente do Washington Post no Irão desde 2012.

O jornal, funcionários do governo americano e grupos internacionais de liberdade de imprensa condenaram várias vezes o processo e insistiram que Rezaian é inocente.

O editor executivo do Washington Post, Martin Baron, condenou a submissão do jornalista a maus tratos físicos e abuso psicológico. Para ele, o julgamento é uma “farsa” e as acusações “infundadas” e “absurdas."

O Secretário de Estado, John Kerry, disse que Rezaian não representa nenhum perigo ao Irão e os Estados Unidos estão decepcionados com o caso.

Questionado, mês passado, se a libertação de Rezaian seria parte do acordo nuclear com o Irão, Kerry disse “estamos a trabalhar muito sobre o caso dele.”

Na semana passada, Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, reafirmou que os Estados Unidos continuam a apelar a libertação de Rezaian e de todos os Americanos detidos no Irão.

Cerca de 500 mil pessoas assinaram uma petição pedido a libertação incondicional do jornalista.

“Nunca antes um jornalista internacional foi mantido por muito tempo na República Islâmica do Irão. Ao nosso colega foi negada a oportunidade de se defender contra as acusações,” lê-se numa carta que o Comité para a Protecção de Jornalistas enviou às autoridades judiciárias do Irão pedindo a libertação de Rezaian.

XS
SM
MD
LG