Links de Acesso

CASA diz que desconfiança sobre eleições pode ser resolvida com medidas de "boa fé"


Vice presidente da CASA CE André Mendes de Carvalho
Vice presidente da CASA CE André Mendes de Carvalho

Escrutínio e apuramento a nível d aassembleia de voto e município entre as medidas advogadas

Se houver boa-fé da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e do partido que sustenta o governo em Angola. o MPLA, será possível corrigir os erros que estão a marcar a preparação das eleições de 23 de Agosto, disse no Lubango o vice-presidente da CASA-CE, André Mendes de Carvalho.

CASA diz que CNE ainda pode corrigir erros - 2:43
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:43 0:00

De visita à Huíla no âmbito da pré-campanha eleitoral, o político referia-se aos alegados erros cometidos desde o registo e actualização dos dados eleitorais pelo Ministério da Administração do Território (MAT) e à polémica a volta das empresas encarregues de assegurar o suporte tecnológico das eleições nomeadamente SINFIC e INDRA.

Para André Mendes de Carvalho, as insuficiências verificadas podem ser corrigidas, a tempo das eleições que passariam entre outras questões por uma auditoria às empresas contratadas pela CNE.

Além disso, a CNE “e o partido que suporta toda a governação em Angola” devem aceitar que “haja escrutínio e apuramento dos resultados a nível da assembleia de voto e a nível do município”.

Isto servira para “superar” a desconfiança que existe actualmente

“A situação que estamos a vislumbrar é um pouco preocupante , um pouco explosiva, e o único responsável desta preocupação é a CNE (...) mas a CNE só cumpre aquilo que o MPLA diz”, acrescentou

O almirante reformado desdramatizou ainda a polémica que se tem levantado a volta da lista de deputados concorrentes às próximas eleições entregue ao Tribunal Constitucional, negando haver nepotismo dentro da coligação.

A inserção de nomes como de Vitória Chivukuvuku e de Américo Chivukuvuku esposa e irmão do presidente da coligação, respectivamente, têm com efeito suscitado questões de nepotismo, situação prontamente rejeitada pelo vice-presidente da CASA-CE.

“O presidente Abel Chivukuvuku é um indivíduo que apostou neste projecto de cabeça, mergulhou inteiro. Não só pôs os seus recursos materiais à disposição da CASA, empatou muito dinheiro nesta questão da CASA, como também trouxe a sua família para a CASA, mulher, irmãos”, disse.

“Nós temos pessoas que são esposas de dirigentes que estão na lista por mérito próprio, não estão porque são esposas de A, não tem nada a ver uma coisa com outra”, acrescentou Mendes de Carvalho “Miau”.

XS
SM
MD
LG