Links de Acesso

Casa-CE acusa presidente da AN de boicotar jornadas parlamentares


MPLA diz que Casa-CE tenta manchar a imagens dos dirigentes do país.

A Casa-CE não vai participar na sessão parlamentar dos dias 25 e 26 deste mês que vai analisar a proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado revisto para o exercício económico do ano 2015 em virtude de realizar, na mesma data, as suas jornadas parlamentares. A coligação acusa o presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó" de ceder a pressões do MPLA.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:40 0:00
Faça o Download

Lindo Bernando Tito, vice-presidente da Casa-CE, afirma que o seu partido, cumprindo o regimento interno, inscreveu antecipadamente as suas jornadas parlamentares, solicitando assim que não se realizasse as plenárias nas datas solicitadas.

Tito diz, no entanto, que o presidente do Parlamento preferiu agir a mando do seu partido, MPLA, impedindo assim a realização das jornadas parlamentares da Casa-CE.

“Quando programamos a nossa plenária fizemo-lo tendo em conta que a semana de 23 a 28 é uma semana de consulta porque a semana das plenárias é a terceira do mês nos termos do regulamento, mas o presidente ignorou a nossa carta e sequer acusou a recepção da mesma, o que é uma falta de educação da parte dele, e que se explica porque ele recebeu orientações do seu partido para boicotar a nossa jornada”, contou Tito.

Em resposta, João Pinto, quarto vice-presidente da bandada parlamentar do MPLA, nega a acusação e diz que a Casa-CE tem uma estratégia para manchar imagens de figuras do MPLA.

“Nós já estamos acostumados, a esta forma dos deputados da CASA-CE concretamente o deputado Miau e o deputado Lindo, que querem manchar figuras angolanas… já sabemos, mas não há qualquer interesse”, defendeu.

A VOA contactou o Gabinete de Comunicação e Imagem da Assembleia Nacional para falar com o presidente Fernando da Piedade Dias dos Santos, mas fomos informados que não estava disponível.

De recordar que o parlamento angolano tem 175 deputados do MPLA, o que lhe dá uma maioria qualificada, contra 32 da Unita, oito da Casa-CE, três do PRS e dois da FNLA.

XS
SM
MD
LG