Links de Acesso

Cartões de vacinação contra febre amarela distribuídos em Luanda levantam dúvidas


Cartões de vacinação contra febre amarela, Angola
Cartões de vacinação contra febre amarela, Angola

Autoridades da Saúde desdramatizam a situação.

Cartões de vacinação contra a febre amarela emitidos por entidade supostamente desconhecida estão ser distribuídos aos cidadãos angolanos,denunciou nesta quinta-feira, 10, o presidente da Liga Internacional de Defesa dos Direitos Humanos e Ambiente.

A directora do gabinete de Saúde do Pública de Luanda desdramatiza a situação.

Cartões de vacinação contra febre amarela distribuídos em Luanda levantam dúvidas - 2:15
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00
Faça o Download

Castro Freedom disse à VOA que os cartões de vacina em causa não levam qualquer símbolo que identifique os organismos que tutelam o sector no país, o Ministério angolano da Saúde ou outra organização ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, estão em língua inglesa e francesa, ao invés de português, e desconhece-se onde esses cartões foram impressos.

“Os cartões devia ser traduzidos em português para que os cidadãos saibam com que documento estão a lidar”, disse Castro.

Aquele activista cívico afirmou ainda que o facto está a levar a população a questionar a origem dos cartões e admitiu que “gente de má fé esteja implicada no esquema de emissão de cartões visando a obtenção do lucro”.

A directora do gabinete de Saúde do Pública de Luanda, Rosa Bessa, desdramatiza a inquietação e garante que, tal como as vacinas, os cartões são fabricados por instituições devidamente credenciadas pela OMS.

“Os cartões e a vacinas são fabricados em locais devidamente controlados pela OMS”, garantiu.

Esta denúncia surge num momento em que o número de vítimas mortais da epidemia da febre amarela continua a subir tendo chegado a 118, num universo de 565 casos, segundos dados do Ministério da Saúde revelados na passada semana em Luanda, que é a região mais afectada no país.

XS
SM
MD
LG