Links de Acesso

Cabo Verde: Trabalhadores da RTC convocam greve


Cidade da Praia, Cabo Verde
Cidade da Praia, Cabo Verde

Os trabalhadores da Rádio Televisão de Cabo Verde, RTC, convocaram uma greve para os dias 18 e 19 de Outubro exigindo salários em atraso.

Os trabalhadores da Rádio Televisão de Cabo Verde, RTC, convocaram uma greve para os dias 18 e 19 de Outubro. Em questão o pagamento de salários em atraso.

O pré-aviso foi já entregue à administração da RTC e à direcção geral do trabalho pelos presidentes da associação sindical dos jornalistas e dos sindicatos que representam os cerca de 250 funcionários da empresa que gere a Rádio e Televisão pública.

A administração da RTC continua a dizer que não tem dinheiro para pagar os ordenados, já que a empresa ainda não recebeu a transferência das taxas cobradas pela empresa de produção e distribuição de electricidade e água , ELECTRA, que deve à Rádio Televisão cabo-verdiana 150 mil contos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:08 0:00
Faça o Download


.A administração da RTC diz que já insistiu várias vezes junto da ELECTRA e do próprio ministério tutela da comunicação social para tentar resolver essa questão, sem conseguir resultados positivos.

Perante o cenário de impasse que se vive quanto ao pagamento de salários , a administração da RTC passou a bola para o governo, dono da empresa. Contudo, o primeiro-ministro diz que se trata de assunto interno da RTC. Quanto ao ministro da comunicação social prometeu encontrar uma solução, mas sem avançar prazos para a resolução do problema.

O administrador Alcides Horta afirma que a questão de pagamento dos salários de Setembro não depende da direcção da Rádio Televisão cabo-verdiana, já que o principal financiamento da empresa vem das taxas da RTC cobradas pela ELECTRA, que se recusa a transferir o dinheiro.

Sem pagar a divida de 150 mil contos que tem para com a Rádio Televisão cabo-verdiana, a ELECTRA que cobra as taxas da RTC e que beneficia de 10 por cento da quantia arrecadada, parece estar a encetar uma campanha para incentivar os consumidores a não pagarem a taxa, como medida de represália.

A posição da empresa de produção e distribuição de electricidade e água, contraria o decreto governamental aprovado em 1997, data da criação da empresa que gere a Rádio e Televisão do estado.

Do lado da ELECTRA, ninguém quer prestar declarações sobre o assunto.
A administração da RTC disse ter accionado um processo judicial contra a ELECTRA, enquanto os trabalhadores da Rádio e Televisão pública aguardam pelo salário de Setembro e resolução de outros problemas.
XS
SM
MD
LG