Links de Acesso

Cabo Verde: Combate lavagem de capitais e financiamento ao terrorismo

  • Eugénio Teixeira

Vista aérea da Cidade da Praia

Em Cabo Verde já houve condenações, com processos transitados em julgado

Sendo Cabo Verde um país formado por dez ilhas, o mesmo torna-se acessível a passagem do tráfico de drogas, fenómeno intimamente ligado a crimes de lavagem e branqueamento de capitais.

Esses crimes tem vindo a ser praticados no país situado no atlântico médio, mas as autoridades cabo-verdianas estão a redobrar esforços em parceira com países amigos, visando combater essas práticas e punir os seus autores.


Segundo informações do domínio público, em Cabo Verde já houve condenações, com processos transitados em julgado e outros estão em curso, nomeadamente o da famosa “lancha voadora”, que envolve o ex-presidente da bolsa de valores do arquipélago.

Entrevistado pela reportagem da Voz da América na cidade da Praia, o Procurador-Geral da República destaca a excelente colaboração da Polícia Judiciaria nas acções de investigação. Júlio Martins enaltece também, a parceira de congéneres amigas como de Portugal e do Brasil, sem esquecer o apoio dos Estados Unidos e das Nações Unidas.

No combate ao crime de lavagem de capitais e financiamento ao terrorismo, o Procurador-Geral da Republica fala de um instrumento importante introduzido no direito cabo-verdiano.

Arquipélago cabo-verdiano apostado no combate ao crime de lavagem de capitais e financiamento ao terrorismo, contando para o efeito com apoios de países amigos e parceiros de cooperação.

De referir que a Unidade de Informação Financeira realizou uma formação que decorreu esta semana na cidadã da Praia, acção que foi financiada pelos Estados Unidos da América.
XS
SM
MD
LG