Links de Acesso

Cabo Verde: Nho São Filipe é festa na Ilha do Fogo

  • Eugénio Teixeira

Henrique Pires, responsável da "Casa da Bandeira"

Henrique Pires, responsável da "Casa da Bandeira"

O responsável da "Casa da Bandeira", destacou à VOA a importância da festa de Nho São Filipe, que atrai muitos emigrantes e não só.

Em Cabo verde, a cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, está em festa. De facto, anualmente entre 25 de Abril e 1 de Maio cumpre-se um intenso programa cultural, desportivo e religioso para assinalar esta grande festa que atrai emigrantes cabo-verdianos dos 4 cantos do Mundo.

Durante uma semana, São Filipe enche-se de pessoas que viajam de todos os cantos do arquipélago, da diáspora sobretudo emigrantes provenientes dos Estados Unidos da América, o país que acolhe a maior comunidade cabo-verdiana no exterior.

Muitos turistas também programam as respectivas férias para esse período festivo, pois a bandeira de Nho São Filipe é festa rija e muito atractiva.

A cantora brasileira Paula Fernandes é a cabeça de cartaz das actividades músico-culturais deste ano.

O responsável da Casa da Bandeira, Henrique Pires, destacou à VOA a importância da festa de Nho São Filipe, que atrai muitos emigrantes e não só.

A Casa da Bandeira, associação responsável pela organização das festas de Nho São Filipe, aproveita a ocasião para alargar as suas actividades.

Exemplo é o apoio na área da educação, com a reparação de três escolas, sem esquecer o domínio da saúde, conforme disse à VOA Henrique Pires.

Trata-se assim da maior festa de romaria do arquipélago, com uma semana de muita actividade desportiva, cultural e religiosa, contando com a participação de muitas pessoas vindas de vários pontos do pais e das comunidades emigradas, com realce para os emigrantes radicados nos Estados Unidos da América.
XS
SM
MD
LG