Links de Acesso

Cai mais uma vez o "consenso" entre PAICV e MpD para os órgãos externos ao Parlamento


O ponto relativo à constituição do Tribunal Constitucional, Comissão Nacional de Eleições, Autoridade Reguladora da Comunicação Social e Comissão Nacional de Protecção de Dados acaba de ser retirado da agenda de trabalhos da sessão plenária deste mês de Janeiro do Parlamento, que começou esta segunda-feira.

Não será desta que o país vai conhecer os membros do Tribunal Constitucional, da Autoridade Reguladora da Comunicação Social e da Comissão Nacional de Protecção de Dados e da Comissão Nacional de Eleições, apesar das promessas nesse sentido dos líderes parlamentares do PAICV e do MpD.

Pelos vistos, as negociações goraram mais uma vez e o consenso entre as duas maiores forças políticas do país não passou do reino das intenções. Esta manhã, no arranque da sessão plenária de Janeiro, o presidente Basílio Ramos informou que nenhuma proposta sobre a constituição dos órgãos externos ao Parlamento tinha dado entrada na mesa da Assembleia Nacional.

Entretanto, numa declaração política, o líder do Grupo Parlamentar do PAICV, Felisberto Vieira, voltou a "reiterar a total abertura" do seu partido para negociar e eleger esses órgãos da República, apelando a um esforço maior e soberano em prol desse desiderato. A UCID, na voz do seu presidente António Monteiro, espera também ser ouvida neste processo.
XS
SM
MD
LG