Links de Acesso

Caça furtiva com impacto negativo no ambiente e na economia de Moçambique


Dos 20 mil elefantes existentes há cinco anos, restam pouco mais de cinco mil
Dos 20 mil elefantes existentes há cinco anos, restam pouco mais de cinco mil

Ambientalistas queixam-se da fala de controlo

A governadora da província moçambicana de Sofala, Helena Taipo, assume que a caça furtiva está a ter um impacto ecológico e económico bastante negativo, sobretudo na Reserva Nacional de Marromeu, a única que pode suportar diferentes espécies de fauna bravia.

Ambientalistas queixam-se da falta de controlo rigoroso na exploração de recursos da fauna, um pouco por todo o país, sendo por isso que em algumas espécies os efectivos foram pura e simplesmente eliminados e noutras estão a baixar drasticamente.

A Reserva Nacional de Marromeu, no norte da província central de Sofala, é uma das áreas afectadas pela caça furtiva, que segundo a respectiva governadora, já assumiu contornos preocupantes.

Frente a esta realidade e sobretudo ao facto de que os furtivos entram na reserva através do rio Zambeze, o Governo provincial de Sofala, a par de outras actividades, decidiu colocar um barco de patrulha e fiscalização para fazer face à caça furtiva.

O administrador daquela reserva, Mateus Sidónio, também assume que a caça furtiva em Marromeu é preocupante, sendo por isso que a aposta é na protecção dos recursos que vão beneficiar as futuras gerações.

Outros ambientalistas exigem da parte do Governo um trabalho muito sério para combater a caça furtiva, que segundo o biólogo Carlos Bento, já dizimou o rinoceronte preto e está a ameaçar o elefante.

Há cinco anos, existiam em Moçambique cerca de 20 mil elefantes, mas actualmente estimam haver pouco mais de cinco mil.

A Reserva Nacional de Marromeu protege a maior zona húmida de Moçambique e foi criada com o objectivo de proteger a maior população de búfalos no mundo.

Nela existem várias espécies de aves e de mamíferos, entre os quais elefantes, búfalos, leões e leopardos.

XS
SM
MD
LG