Links de Acesso

Cabo Verde Vota: Segurança pública não se consegue apenas com mais polícias


Cabo Verde Vota: Segurança pública não se consegue apenas com mais polícias
Cabo Verde Vota: Segurança pública não se consegue apenas com mais polícias

Prevenção e policiamento de proximidade importantes no combate ao crime.

19 Jan 2011 - O problema da insegurança não se resolve apenas com o reforço do contingente policial. A constatação é do analista político Ludgero Correia, que defende a necessidade de se jogar no campo da prevenção.

A incrementação da polícia de proximidade, para que as populações dos diferentes bairros passem a ter uma relação boa como os agentes de segurança e ordem pública, e não os vejam como pessoas do mal, seria na óptica do analista politico uma forma para evitar a delinquência e praticas de criminalidade.

No que se refere à prevenção, Ludgero Correia, defende que se estabeleça cooperação estreita com as igrejas e organizações não governamentais, com o objectivo de orientar e ajudar os jovens e as famílias de uma forma geral.

Para o analista, "é preciso que, em processo de urgência, se chegue a uma parceria, porque eu sei que as igrejas estão disponíveis para amparo a jovens adolescentes no sistema de ensino."

São medidas que o futuro governo deverá implementar, visando a prevenção da criminalidade sobretudo no seio da camada juvenil. Sobre outras medidas, o analista político defende o reforço na capacitação das forças polícias, sem esquecer a dotação de poderes para a investigação e meios matérias para o combate sem tréguas, à criminalidade. Ludgero Correia entende que não se deve minimizar as ditas pequenas criminalidades.

"É preciso, fundamentalmente, que haja tolerância zero em relação aos ilícitos de qualquer índole, porque não existe a pequena criminalidade; não há delitos pequenos. Os delitos que parecem pequenso são estágios preparatórios para a práctica de crimes de envergadura", disse Ludgero Correia.

XS
SM
MD
LG