Links de Acesso

Cabo Verde Vota: Educação precisa de mais qualidade


Qualidade da educação deve ser aposta de Cabo Verde
Qualidade da educação deve ser aposta de Cabo Verde

18 Jan 2011 - A campanha eleitoral para as eleições legislativas de 6 de Fevereiro arranca oficialmente no dia 20, sexta-feira. Os partidos políticos já estão na estrada levando as ideias de projectos que pretendem implementar para a governação do país, tudo na tentativa de convencer o eleitorado a dar o seu voto de confiança.

A educação é uma área vista como a grande alavanca para o desenvolvimento de qualquer país, mormente Cabo Verde, país desprovido de recursos naturais, cujo homem é tido como o principal recurso.

Da independência nacional proclamada a 5 de Julho de 1975 a esta parte, os sucessivos governos fizeram grande aposta na expansão do ensino a vários pontos do território, prova disso, são inúmeros estabelecimentos escolares do básico ao secundário construídos nos últimos anos.

Se a aposta da quantidade parece ter sido ganha, agora as atenções devem virar-se para a qualidade. É para esse caminho que o próximo governo saído das eleições de 6 de Fevereiro, deverá direccionar as antenas.

"Deve haver um reforço nesse sentido", defende o analista político e reitor da Universidade UNICA, Daniel Medina. "Houve um incrementio muito grande dos liceus, mas falta qualidade", prosseguiu. Preconiza, ainda, um sistema de avaliação da qualidade dos liceus, para assegurar que estão pedagógica e curricularmente ao nível exigido. Segundo ele, "a qualidade deve ser certificada" por entidades independentes.

Outro aspecto frisado por Daniel Medina, prende-se com a necessidade de se reforçar a aposta no ensino profissional e técnico. Nota que Cabo Verde não tem "canalizadores, electricistas; não temos bons secretários e secretárias. Temos um vazio enorme de classe intermédia. Criou-se a ideia de que só o ensino superior é que serve".

O próximo governo saído das eleições legislativas de 6 de Fevereiro, deverá apostar na qualificação do ensino a todos os níveis e na formação profissional e técnica. Depois da quantidade de que o país parece estar bem servido, o analista político e reitor da Universidade UNICA, Daniel Medina, diz que agora é chegado o tempo de se virar para a qualidade.

XS
SM
MD
LG